Aprovada previamente em 2023, a Unifesp adota cotas para pessoas negras, indígenas e com deficiência nos programas de residência médica visando garantir maior inclusão nos programas.
Unifesp: Cotas para residência Médica
De acordo com a publicação realizada no dia 20 de maio, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) contará com 20% das vagas reservadas para pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI), 20% para pessoas com deficiência (PcD) e 60% para ampla concorrência nos programas de residência médica e multiprofissional.
Assim, com a quantidade de vagas a ser fixada no edital da instituição, os interessados deverão se candidatar às vagas reservadas no momento da inscrição. Além disso, os candidatos passarão por uma banca de heteroidentificação e análise de laudos médicos para deficiência. Já a distribuição das vagas remanescentes ocorrerá para os candidatos de ampla concorrência.
ENARE 2024
Ano passado, o Exame Nacional de Residência (ENARE) também adotou a implementação de cotas para as vagas de residência médica.
Agora, além da porcentagem reservada para candidatos PcDs, o processo seletivo também conta com cotas para candidatos autodeclarados negros. De acordo com o edital de abertura, os programas de residência médica que contam com 5 ou mais vagas, têm 10% da quantidade ofertada destinadas aos candidatos PcDs.
Dessa forma, caso o número de vagas ofertadas resulte em um número fracionado, há acréscimo na quantidade de vagas até o próximo número inteiro.
Residência Médica Unifesp 2024
Sendo assim, enquanto aguardamos a publicação do edital da Unifesp para o processo seletivo para residência médica em 2025, confira os detalhes da última edição!
Publicado em setembro de 2023, o edital para residência médica da Unifesp contou com 568 vagas ofertadas.
Segundo o documento, os candidatos passaram por 3 fases avaliativas, com composições que variaram a depender da especialidade. A primeira, a aplicação da prova teórica no dia 03 de dezembro a partir das 13h. Para os candidatos de Acesso Direto (R1), por exemplo, a prova conteve 100 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as 5 grandes áreas médicas.
Os aprovados realizaram a prova prática (segunda fase) no dia 13 de janeiro de 2024 a partir das 7h da manhã, com exceção das especialidades em Área de Atuação e algumas de Pré-Requisito, que ocorreram entre os dias 09 e 2024 de janeiro. Já a análise curricular, terceira e última fase, também ocorreu entre os dias 09 e 24 de janeiro de 2024, após os devidos prazos de divulgação e recursos das fases anteriores.
Por fim, a divulgação do resultado final do processo seletivo para residência médica da Unifesp aconteceu no dia 07 de fevereiro.
O método que te aprova
Logo após a realização da prova de residência da Unifesp 2024, nossos especialistas entraram ao vivo através do nosso canal do youtube para comentar e corrigir questão por questão! Confira o vídeo abaixo e conheça os professores que ajudaram aprovar mais de 10 mil residentes pelo Brasil!