O uso do fenol é seguro e eficaz no tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo tumores ósseos e metástases ósseas. Por isso, após a proibição do uso e da venda de fenol pela Anvisa, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) acusam a necessidade de revogação urgente da resolução de proibição (2.384/2024).
Evidências científicas apresentadas à Anvisa
A conclusão enviada por meio de um ofício à Anvisa, apresenta estudos que atestam que o problema não reside na substância em si, mas que possui eficácia e segurança em procedimentos, desde que prescrita por médicos e submetida a protocolos específicos, assim como aplicação em locais adequados. Assim, o documento fornece um pedido para que a Anvisa suspenda a Resolução, que proíbe a venda e o uso de produtos à base de fenol no País. E em substituição a essa norma, as entidades pedem que seja definida a regra que condicione o acesso e manejo da substância à exigência de prescrição médica.
De acordo com o trabalho das três entidades, o fenol tem vários usos na medicina, especialmente devido às suas propriedades antissépticas e cauterizantes, e é, inclusive, utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o fenol tem desempenhado um papel crucial em tratamentos dermatológicos e de outras áreas da medicina, proporcionando resultados eficazes e seguros quando administrado por médicos especialistas. Vários estudos e revisões de literatura demonstram que, quando utilizado adequadamente, o produto é seguro e eficaz para o tratamento de patologias, câncer, analgesia, cirurgias ou intervenções estéticas.
E assim, depois de quase um mês após a publicação das regras, a avaliação das entidades é de que a Resolução tem causado impacto negativo à assistência médica no Brasil. Assim, prejudicando tratamentos que estão sendo postergados ou adiados para que o profissional responsável não incorra em transgressão da norma imposta.
Os usos médicos do fenol
Urologia
Utilizado em diversas condições incluindo cistite hemorrágica severa, bexiga hiperativa, tumores vesicais, hiperplasia prostática benigna e hidrocele. Suas aplicações envolvem instilação intravesical para controlar sangramentos, injeções subtrigonais para reduzir a hiperatividade do detrusor, e escleroterapia para tratar hidrocele.
Neurologia
A neuroablação com fenol é uma abordagem terapêutica eficaz para o manejo de dores crônicas não malignas refratárias. Desse modo, aplicada em diversas condições clínicas, como dor de membro fantasma, neuralgia do trigêmeo, dor lombar crônica e dor oncológica, a neuroablação com fenol oferece uma alternativa valiosa quando os tratamentos convencionais são insuficientes, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes afetados.
Otorrinolaringologia
O fenol é útil em miringotomia, inserção de tubos de ventilação, no manejo da dor associada à otite média purulenta e no tratamento de otalgia refratária.
Coloproctologia
Amplamente utilizado na coloproctologia para tratar condições como hemorroidas internas, fístulas anorretais e fissuras anais crônicas.
Oncologia
O fenol é um agente adjuvante no tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo tumores ósseos e metástases ósseas. E assim, é utilizado para promover a necrose tumoral e reduzir a recidiva.
Dermatologia
Na dermatologia, o fenol ocupa um lugar importante. Para algumas doenças, como o tratamento do campo de cancerização, seu uso é imperativo. Em unhas, a fenolização da matriz unguel é a única terapia efetiva em pacientes com onicocriptose.
Prepare-se conosco!
Quer se preparar para as provas de residência médica? Então prepare-se com o Grupo MedCof! Aqui temos uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes por todo o país. Por fim, confira o vídeo no qual nossos especialistas tiram dúvidas sobre as principais residências!