Em seu portal, o Ministério da Saúde divulgou um informe técnico no qual atualiza a estratégia de vacinação contra a Covid-19. Confira as principais novidades!
Novidades da Estratégia de Vacinação da Covid-19
De acordo com o portal do MS, as principais mudanças foram:
- A inclusão da vacina contra covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos (60 anos ou mais);
- O início da oferta da vacina da Zalika Farmacêutica no Programa Nacional de Imunizações (PNI);
- O esquema vacinal para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade com três doses da vacina da Pfizer.
Dessa forma, as gestantes receberão uma dose a cada gestação. Já os idosos, serão imunizados com uma dose a cada seis meses. Para os demais grupos especiais a partir de 5 anos de idade, a vacinação se realizará periodicamente a cada 6 meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos (indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas).
Vacina Zalika Farmacêutica
A vacina da Zalika Farmacêutica demonstrou segurança e alta eficácia contra casos sintomáticos de covid-19 em adultos em estudos de fase 3. Vale lembrar que a vacina começou a ser distribuída no Brasil pela primeira vez agora em dezembro. Assim, será utilizada no Brasil para indivíduos com 12 anos ou mais.
Pfizer para crianças menores de 12 anos
Para crianças menores de 12 anos, será distribuída a vacina de RNA mensageiro da Pfizer. As crianças que iniciarem o esquema com essa vacina deverão receber três doses do imunizante, com intervalos de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose, e de oito semanas entre a segunda e terceira dose.
Já as crianças que que iniciaram o esquema com a vacina da Moderna, devem concluir o esquema de duas doses com esse mesmo imunizante, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.
Vacinas da Covid-19 utilizadas no Brasil
Vacina covid-19-RNAm, Moderna (Spikevax)
A vacina contém RNA mensageiro (RNAm) de cadeia simples, com estrutura Cap-5’, produzida utilizando transcrição in vitro em um sistema livre de células a partir dos moldes correspondentes de DNA, que codifica a proteína S (spike) do vírus SARSCoV-28.
Vacina covid-19-RNAm, Pfizer (Comirnaty)
A vacina é composta de RNA mensageiro (RNAm) de cadeia simples, envolvido em nanopartículas lipídicas, com estrutura altamente purificada, produzida usando
transcrição in vitro sem células a partir dos modelos de DNA correspondentes, codificando a proteína S (spike) do SARS-CoV-29.
Vacina covid-19-recombinante, Serum/Zalika
A vacina contém proteína S (spike) do SARS-CoV-2 associada ao adjuvante
Matrix-M produzida por tecnologia de DNA recombinante. A vacina mostrou ser bem tolerada e eficaz, com um perfil de segurança adequado em pessoas com 12 anos de idade ou mais10.
Conquiste a Aprovação
As provas de residência médica estão cada vez mais perto e para garantir a sua aprovação, nós criamos uma nova modalidade de intensivo que é capaz de revisar todo conteúdo necessário em apenas 04 semanas! O HIIT Target é mais novo preparatório com conteúdo focado na instituição de seu interesse.
Acesse o site do Grupo MedCof e conheça a metodologia que já aprovou 10 mil residentes em todo o país!