19.5 C
São Paulo
sábado, 18 maio
InícioCarreira MédicaCirurgia Pediátrica: veja como é a residência e área de atuação

Cirurgia Pediátrica: veja como é a residência e área de atuação

Cirurgia Pediátrica
Saiba quais são as cirurgias pediátricas mais comuns e qual o melhor lugar do país para montar uma clínica de cirurgia pediátrica. | Foto: Freepik.

A medicina, assim como qualquer outra formação, permite a atuação em diversas áreas distintas e por isso oferece ao profissional em formação várias especializações e subespecializações para capacitar ainda mais esses profissionais. Assim, dentro da área de cirurgia geral existem diversas subespecializações, e a cirurgia pediátrica é uma delas. 

 

Confira abaixo tudo o que você precisa saber a respeito dessa subespecialização.

 

 

O que é Cirurgia Pediátrica?

A cirurgia pediátrica é a área médica responsável pela avaliação da necessidade de intervenção cirúrgica para casos de doenças congênitas ou adquiridas para um público que engloba desde recém-nascidos, até aqueles que se encontram ao final da adolescência, de maneira que há uma variação de faixa etária dos pacientes, que pode ir do próprio momento do nascimento até próximo dos 19 ou 20 anos de idade. 

 

 

Como é a residência em cirurgia pediátrica?

A residência para formação de um cirurgião pediatra, é dividida em 2 partes. A primeira delas é a própria residência em cirurgia geral, que tem duração de 32 anos. A segunda parte desse processo é, justamente, a especialização em cirurgia pediátrica que tem duração de mais 3 anos, totalizando 65 anos para a formação desse profissional. 

 

 

Como é o trabalho de um especialista em cirurgia pediátrica?

O dia a dia de um cirurgião pediátrico é intenso, e acaba sendo mesclado através da realização de algumas atividades diferentes, desde a realização de cirurgias pediátricas mais comuns até as mais avançadas, em um centro cirúrgico, e até mesmo, em algumas ocasiões, em unidades de terapia intensiva ou na emergência. Também é bastante frequente a necessidade de realizar avaliações de alguns pacientes que estão internados em diversos setores, assim como pacientes em ambulatório.

 

A  sua gama de pacientes e de casos é grande tendo em vista a possibilidade de atender qualquer caso cirúrgico para pacientes desde a vida fetal, até durante a adolescência. Apesar disso, o cirurgião pediátrico costuma trabalhar em conjunto com outros profissionais dentro da pediatria. 

 

O número de cirurgiões pediatras é relativamente pequeno, tendo pouco mais de 1500 profissionais espalhados por todo o território nacional, sendo que são poucos para atender a demanda do país todo.

 

Esse mercado tem cada vez mais ganhando espaço em regiões fora do eixo sul-sudeste, uma vez que existem grandes centros com alta demanda, mas pouca oferta. Por isso, é uma função que possui muito espaço para busca de vagas por todo o território nacional. A remuneração de profissionais dessa área é em muito variável, pois depende de diversos fatores como local de atuação, demanda pelo trabalho, entre outros fatores, porém pode chegar a mais de 20 mil reais mensais.

 

 

Melhores lugares para fazer residência ou pós graduação em cirurgia pediátrica

As principais instituições para realizar a residência em cirurgia pediátrica estão localizadas na região sudeste. Assim como a quantidade de profissionais dessa área, as instituições mais relevantes que oferecem a residência em cirurgia geral são a USP-SP, Unifesp, Santa Casa e também a USP-RP.

 

 

Como se preparar para a prova de residência?

A grande realidade é que não importa muito qual instituição você escolheu para cursar a residência, mas sim como você irá se preparar para as provas de admissão de cada uma das instituições. Por isso, é preciso entender que o preparativo para a realização da prova de residência em cirurgia pediátrica, consiste na realização de simulados e na revisão dos conteúdos que mais foram recorrentes nas provas que já foram aplicadas.

 

 

 

Agora que você já sabe as particularidades da residência em cirurgia pediátrica, a sua escolha ficou mais fácil de ser feita, por isso aqui fica um convite. O Grupo MedCof possui como principal objetivo auxiliar estudantes de medicina a conseguirem passar nos testes e provas da residência. Com diversos alunos cursando as residências, nos melhores lugares do país, desenvolveu-se um método de estudos, que irá te direcionar de forma muito mais objetiva a aquilo que você será cobrado. Para saber mais, acesse o link.

Playlist

3 Vídeos
Revisão de Cirurgia Pediátrica - Residência Médica

Revisão de Cirurgia Pediátrica – Residência Médica

1:22:38
Sedação e analgesia em Pediatria

Sedação e analgesia em Pediatria

53:56
PALS - Suporte Avançado de Vida em Pediatria

PALS – Suporte Avançado de Vida em Pediatria

35:16

POSTS RELACIONADOS