Atualização PNI 2024: Vacina da dengue

Esquema vacinal da Qdenga PNI 2024

De acordo com atualização de 2024, a vacina para prevenção da dengue foi incluída no Programa Nacional de Imunização (PNI). Saiba como funcionará o esquema vacinal da Qdenga.

Por: Giovanna Tardin – Infectologista Pediátrica – USP SP

Sumário

Em 2023, a ANVISA aprovou a vacina Qdenga®, da empresa Takeda Pharma Ltda, para uso no país. Sendo assim, ainda em fevereiro de 2024, o Ministério da Saúde iniciará a administração da vacina na população.

Qdenga®, a vacina da dengue

A Qdenga® é uma vacina tetravalente atenuada para dengue baseada em engenharia genética recombinante. Utiliza um vírus DENV-2 vivo atenuado, derivado de laboratório, que fornece a estrutura genética para agregar os outros sorotipos do vírus da dengue. Ou seja, na cepa vacinal DENV-2, realizou-se modificações nos genes da proteína do envelope (E) e da pré-membrana (prM), substituindo o gene do DENV-2 desses dois locais por genes correspondentes das cepas selvagens DENV-1, DENV-2 e DENV-4, formando, assim, as “quimeras”.

Fonte: Nota Técnica Conjunta SBIm/SBI/SBMT - 03/07/2023 - Vacina DENGUE 1,2,3 e 4 (atenuada) QDENGA

Quem pode tomar a vacina da dengue?

Pessoas de 4 a 60 anos podem tomar a vacina da dengue. Em indivíduos com menos de quatro anos houve pouca eficácia. Não há, ainda, estudos com essa vacina que contemple a população acima de 60 anos de idade.

Qual a eficácia da vacina da dengue?

Qdenga® teve eficácia para DENV-1 em 69,8% dos casos; DENV-2 em 95,1%; e DENV-3 em 48,9%. Não foi possível avaliar eficácia para DENV-4 por poucos casos de dengue por esse sorotipo no período do estudo.

 

Houve proteção geral de 84,1% para hospitalizações, sendo 85,9% em pacientes soropositivos e 79,3% em pacientes soronegativos. Portanto, a eficácia geral não teve diferença estatística entre pessoas soronegativas e soropositivas para dengue previamente à vacinação. Isso torna possível o uso da Qdenga® a nível populacional, diferentemente da primeira vacina que foi licenciada pela ANVISA para uso no Brasil, Dengvaxia® (Sanofi Pasteur), pelo seu uso restrito a indivíduos com infecção prévia comprovada pelo vírus da dengue.

 

A vacina tem sido bem tolerada. Eventos adversos locais foram: primeiramente, dor no local da injeção, seguido por vermelhidão e edema, resolução em 1 a 3 dias. Entre as reações sistêmicas, cefaleia foi o evento mais comum, seguido por mialgia, fadiga e astenia. As reações raras foram irritabilidade (em crianças), sonolência, perda de apetite e febre. Não houve nenhum evento adverso grave associado à vacinação.

Esquema vacinal da Qdenga, indicações e contraindicações

O esquema vacinal recomendado são 2 (duas) doses, com intervalo de 3 (três) meses entre elas.

Indivíduos soronegativos e soropositivos podem receber a vacina, mas recomenda-se aguardar por seis meses para início do esquema vacina após infecção pelo vírus da dengue.

 

As contraindicações são:

 

    • Gestantes
    • Lactantes
    • Imunodeficiências primárias ou adquiridas, incluído uso de medicação imunossupressora
    • Histórico de anafilaxia aos componentes da vacina ou após dose anterior da Qdenga®

Grupos prioritários e estratégia vacinal da vacina Qdenga®

Apesar da sua eficácia e segurança, aprovação pela ANVISA e incorporação ao PNI pelo Ministério da Saúde, a vacina ainda não será amplamente distribuída. Devido ao número de doses disponíveis e capacidade de produção da vacina, ambos reduzidos, precisou-se escolher um grupo prioritário para iniciar a aplicação da vacina.

 

Considerando taxas de hospitalização por dengue nos últimos 5 anos, o grupo inicial contemplado pela vacinação é de adolescentes de 10-14 anos que residem em municípios de grande porte (população maior ou igual a 100 mil habitantes) com alta transmissão de dengue, predominância do sorotipo DENV-2 (reemergência recente) e pelo maior número de casos no monitoramento 2023/2024.

 

Portanto: A estratégia inicial de vacinação contra a dengue no Brasil contemplará, inicialmente, indivíduos de 10 a 11 anos, progressivamente até atingir todos na faixa etária de 10 a 14 anos 11 meses e 29 dias; que residem em localidades prioritárias, com critérios definidos a partir do cenário epidemiológico da doença no país.

 

 

Acesse a página do Minitério da Saúde ou clique no botão abaixo para se informar sobre as cidades contempladas para a fase inicial da vacinação pela Qdenga®:

 

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Butantã está com estudos em fase avançada. Sendo assim, espera-se novidades ainda este ano.

O método da sua aprovação!

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo Medcof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira o relato de quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método: