Varicela ou catapora: entenda tudo sobre essa doença

doenca exantematica varicela

Saiba tudo sobre a varicela, também conhecida como catapora, síndrome de origem infecciosa com presença de exantema. 

Sumário

Sobretudo, consideramos doenças exantemáticas as síndromes de origem infecciosa, em sua maioria viral, de evolução benigna e autolimitada que são acompanhadas por exantema (erupções cutâneas), podendo ou não apresentar febre associada. Sendo assim, a varicela (catapora) é considerada uma doença exantemática. 

O que é a varicela ou catapora ?

A varicela ou catapora é uma doença, possui como agente etiológico o vírus Varicela-Zóster.

Sintomas e transmissão da varicela (catapora)

Essa doença  pode acometer pessoas de qualquer idade. No entanto, quanto maior a idade da pessoa infectada, maior tende ser a gravidade. Ainda assim, se adquirida no primeiro trimestre gestacional, pode causar malformação fetal. 
 
A transmissão acontece por aerossol, contato direto ou vertical. Do mesmo modo, a fase de transmissibilidade ocorre 1 a 2 dias antes do exantema até a formação das crostas. Sendo assim, a recomendação trata-se sempre de isolamento respiratório e de contato. 
 
Entre os sintomas, estão febre, astenia e anorexia. Nesse sentido, há presença de exantema com polimorfismo de lesões que evoluem de 12 a 48 horas. A evolução trata-se, portanto, de máculas para pápulas para versículas para pústulas para crostas. 
 
Essas lesões surgem em surtos de 3 a 5 dias por região corporal, podem acometer mucosas e couro cabeludo e estão associadas a prurido intenso.
varicella-catapora-medcof
(Fonte: SBP, 2023).

Diagnóstico, tratamento e complicações da varicela (catapora)

 

O diagnóstico para essa síndrome infecciosa é clínico e o tratamento é de suporte e sintomático. Porém, em imunossuprimidos, pessoas com doença dermatológica crônica, pneumopatas crônicos e > 12 anos, pode associar aciclovir. Além disso, é importante ressaltar que em casos de suspeita de varicela, deve-se evitar usar AAS

 

Dentre as complicações, estão a infecção bacteriana de pele, pneumonia, encefalite, síndrome de Reye. 

 

Quanto à profilaxia pré exposição, recomenda-se a vacina tetra viral aos 15 meses e a de varicela aos 4 anos. Já a profilaxia pós exposição trata-se da vacinação da pessoa que teve contato com a pessoa doente em até 5 dias. No entanto, a pessoa exposta só pode receber imunoglobulina em até 4 dias após exposição. Sendo assim, o grupo que pode receber a imunoglobulina são os imunossuprimidos, gestantes, recém-nascido de mãe com varicela até 5 dias antes ou 2 dias após o parto, menores de 1 ano com contato intrahospitalar com paciente doente, recém-nascido pré termo ≥ 28 semanas e mãe sem história de varicela ou < 28 semanas ou < 1kg independente da história materna.

O método da sua aprovação

 

Você quer garantir sua aprovação ainda este ano? Então conheça o Grupo Medcof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira a dica de como conquistar a aprovação em Neurocicurgia pela USP-RP: