Esquistossomose: tudo que você precisa saber.

o que é esquistossomose

A esquistossomose, também conhecida como barriga d’água ou ainda doença do caramujo, é doença endêmica no Brasil. Sendo assim, que tal relembrarmos os pontos mais importantes sobre esse tema?

Veja a seguir

A Esquistossomose tem maior incidência em locais com saneamento precário, essa doença é um problema de saúde pública e acomete milhões de pessoas. 

Etiologia e transmissão

A esquistossomose é causada pelo verme parasita helminto (Schistosoma mansoni). Essa cercária tem como hospedeiro intermediário os caramujos gastrópodes e como hospedeiro definitivo o homem. O período de incubação da doença dura cerca de 1 a 2 meses e a transmissão ocorre através da penetração ativa da cercária na pele, que chega na circulação sanguínea e linfática, atingindo coração, fígado e pulmões.

Esquistossomose Quadro clínico 

A maioria das pacientes podem ser assintomáticas.

Fase inicial

Com a penetração da cercária na pele, surgem manifestações alérgicas, como prurido e eczema. Em seguida, pode ocorrer febre, linfadenopatia, cefaleia, anorexia, dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos e até hepatoesplenomegalia.

Fase tardia

Após 6 meses de infecção, inicia-se a forma crônica, que pode durar até anos. Desse modo, podemos dividi-la em:

    • Hepatointestinal — diarreia + epigastralgia

    • Hepática — fibrose hepática

    • Hepatoesplênica compensada — hipertensão portal, esplenomegalia e varizes no esôfago

  • Hepatoesplênica descompensada — diminuição acentuada da função hepática, hemorragia digestiva e isquemia hepática

Diagnóstico da Esquistossomose

O diagnóstico da esquistossomose é feito através de exames coproscópicos, que permitem a visualização e contagem dos ovos por grama de fezes, nos permitindo avaliar a intensidade da infecção e eficácia do tratamento.

 

Dentre os exames complementares, podemos lançar mão da ultrassonografia abdominal em busca de hepatoesplenomegalia e da biópsia retal ou hepática.

Tratamento da Esquistossomose

⚠️ PRAZIQUANTEL DOSE ÚNICA VO

O tratamento é feito com praziquantel VO dose única. Em adultos, recomenda-se o uso de 50mg/kg e, em crianças, 60mg/kg. Ademais, essa medicação é contraindicada para gestantes, mulheres que amamentam, menores de 2 anos e pessoas com insuficiência hepática grave ou insuficiência renal.

 

 

E aí, gostou da revisão? Então anote as dicas e bons estudos!

O método que te aprova!

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça oGrupo MedCofe a metodologia que já aprovou  mais de 10 mil residentes pelo país. Confira abaixo o episódio do nosso podcast Papo de Aprovado em que nossos coordenadores conversam com quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método: