Imunização na gestação: lembre-se como fazer!

Saiba as indicações da imunização na gestação, uma medida fundamental para a prevenção de doenças infecciosas.

Saiba as indicações da imunização na gestaçãouma medida fundamental para a prevenção de doenças infecciosas.

Sumário

Durante a gestação, a vacinação desempenha um papel importante na proteção da saúde da mãe e do bebê em desenvolvimento. Nesse post, vamos relembrar as indicações para a imunização em gestantes. 

Diretrizes para a imunização na gestação 

Durante o período de gestação, o sistema imunológico da gestante passa por mudanças para acomodar o desenvolvimento do feto, tornando-a mais suscetível a algumas infecções.

 

Além disso, algumas doenças infecciosas podem ter complicações graves durante a gestação e serem transmitidas ao bebê no útero, o que torna a vacinação uma medida importante para prevenir essas situações, como parto prematuro, CIUR e malformações.

 

Sendo assim, afim de garantir a segurança e eficácia das imunizações para gestantes e bebês, o Ministério da Saúde estabelece diretrizes específicas para a vacinação nesse período. Confira:

Influenza

A influenza pode ser mais grave em gestantes e pode aumentar o risco de complicações como pneumonia. Sendo assim, a vacinação contra a gripe é recomendada para gestantes em qualquer trimestre da gestação, inclusive em até 42 dias após o parto. 

 

Além disso, a vacinação da mãe durante a gestação pode conferir proteção ao bebê nos primeiros seis meses de vida.

Difteria e Tétano

A vacina para proteção da difteria e tétano deve ser feita em todas as gestantes, no seguinte esquema:

 

  • Ausência de imunização ou histórico desconhecido: realizar 2 doses de dT e 1 dose de dTpa, com intervalo de 60 dias entre as doses. Sendo as 2 doses de dT a qualquer momento da gestação e a dose de dTpa a partir da 20ª semana de gestação;
  • Apenas 1 dose de dT realizada: realizar 1 dose da dT em qualquer momento da gestação e 1 dose de dTpa a partir da 20ª semana, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.
  • Imunizada com ≥ 2 doses da dT: realizar 1 dose de dTpa a partir da 20ª semana.

💡 PRESTE ATENÇÃO! Perceba que a dTpa vai ser administrada em TODA GESTANTE e em CADA GESTAÇÃO, pois é transmitida para o bebê! Perceba que recomenda-se a partir da 20a semana, mas o tempo ideal é da 27-36° semana.

Hepatite B

A vacina contra hepatite B é recomendada para gestantes que não foram previamente vacinadas, ou que não têm o esquema completo.

 

Em casos de mulheres que não foram imunizadas previamente, devem receber 3 doses, no esquema 0-1-6 meses.

 

A hepatite B é uma doença viral que é possível ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto. Sendo assim, a vacinação durante a gestação ajuda a prevenir essa transmissão e proteger o bebê.

COVID-19

A vacina da COVID-19 foi a imunização mais recentemente implantada no PNI da gestante, e é útil para proteger a gestante da infecção do Sars-cov-2, podendo ser aplicada em qualquer momento da gestação ou do puerpério até 42 dias pós parto.

 

Além das vacinas específicas, o Ministério da Saúde também enfatiza a importância da atualização do calendário de vacinação de todas as gestantes, garantindo que elas estejam protegidas contra outras doenças infecciosas.

O método da sua aprovação!

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país.