20.1 C
São Paulo
domingo, 19 maio
InícioCirurgia GeralResumão sobre Infecção de Sítio Cirúrgico!

Resumão sobre Infecção de Sítio Cirúrgico!

ISC Superficial, sintomas de infecção após cirurgia, infecção do sítio cirúrgico, infecção do sitio cirurgico, infecções de sítio cirúrgico, infecção após cirurgia, infecção cirurgica,

Infecção de Sítio Cirúrgico: Se você já vivenciou uma enfermaria cirúrgica, a pergunta que você mais deve ter ouvido é “Como está a Ferida Operatória?”

Veja a seguir

Por que eu preciso saber?

A Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC) é uma das complicações mais prevalentes do pós operatório e está relacionada intimamente com a morbimortalidade após procedimento. Portanto, é necessário que se tenha domínio e segurança do tema, para manejar corretamente as situações em que ela ocorre.

Infecção de Sítio Cirúrgico: Definição

A caracterização da Infecção de Sítio Cirúrgico ocorre pela presença de sinais clínicos de infecção na incisão cirúrgica ou no local da operação dentro de 30 dias a um ano após a cirurgia (ANVISA considera 90 dias), neste último caso em uso de implantes de material sintético.

cursinho para residencia, blackfriday medcof,cursinho para residencia medica , cursinho residencia medica, curso de residencia medica,

Classificação

Ela pode ser classificada quanto ao momento de aparecimento:

  •  
    • ISC Pós-Operatória Precoce: Ocorre nos primeiros 30 dias após a cirurgia, e geralmente está relacionada à contaminação no momento da operação.
    • ISC Pós-Operatória Tardia: Aparece após 30 dias ou mais da cirurgia, e pode estar relacionada a infecções que se desenvolveram após a alta hospitalar ou à presença de corpos estranhos no local da cirurgia.

 

Quanto aos tecidos acometidos:

  •  
    • Superficial: afetando apenas a pele e tecidos subcutâneos, limitada pela fáscia muscular;
    • Profunda: afeta camadas mais profundas como músculo e tecido ósseo;
    • Órgãos ou cavidades: quando acomete órgãos e/ou cavidades;

Quadro Clínico

Os sinais e sintomas da ISC podem variar dependendo da profundidade da infecção. Assim, alguns dos sintomas comuns incluem:

  •  
    • Vermelhidão, inchaço e calor no local da incisão;
    • Presença de pus ou flutuação na ferida cirúrgica;
    • Dor localizada ou irradiando para outras áreas;
    • Febre e calafrios, em geral no 5-6° dia do pós operatório;
    • Aumento dos níveis de proteína C reativa (PCR) e leucocitose no exame de sangue.
ISC Superficial, sintomas de infecção após cirurgia, infecção do sítio cirúrgico, infecção do sitio cirurgico, infecções de sítio cirúrgico, infecção após cirurgia, infecção cirurgica,

Infecção de Sítio Cirúrgico: Tratamento

O tratamento da Infecção do Sítio Cirúrgico envolve uma abordagem multidisciplinar, com a participação de cirurgiões, infectologistas e outros profissionais de saúde.

ISC Superficial

Geralmente nesses casos é necessária a abertura dos pontos da FO, e drenagem na presença de abscessos ou coleções, com irrigação diária com soro e avaliar necessidade de desbridamento cirúrgico.

Não vou prescrever antibiótico?

Na maioria dos casos, NÃO, pois muitas infecções são resolvidas apenas com os cuidados apontados acima.

 

Entretanto, na presença de celulite ou manifestações sistêmicas, deve-se considerar o uso de antibioticoterapia (ATB).

medcof qbank, medcof aulas, grupo medcof, aulas medcof, qbank, banco de questoes medcof, medcof banco de questoes

ISC Profunda

Nesse caso é necessária a abertura dos pontos da FO associada a drenagem e desbridamento cirúrgico, juntamente com a prescrição de ATB.

ISC de Órgãos e Cavidades

Nesses casos inicia-se o manejos com antibioticoterapia e drenagem externa. Em caso de falha de resposta, deve-se considerar reabordar o paciente cirurgicamente e realizar o toalete cavitário (lavagem exaustiva da cavidade).

 

A infecção de sítio cirúrgico é uma complicação pós-operatória que pode afetar pacientes submetidos a diferentes tipos de cirurgia. Sendo assim, a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar complicações graves e garantir a recuperação adequada do paciente.

Conquiste a aprovação

As provas de residência médica já começaram! Se você quer garantir a sua aprovação nesta resta final, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Por fim, você pode acessar o nosso canal do youtube e ver o nosso material de revisão e correção.

POSTS RELACIONADOS