21.3 C
São Paulo
domingo, 19 maio
InícioPreventivaNíveis de prevenção, revise e não se confunda mais!

Níveis de prevenção, revise e não se confunda mais!

Os níveis de prevenção são classificados a partir de como e quando agem na história natural da doença.

Os níveis de prevenção é um dos temas mais cobrados na prova de preventiva de todas as bancas de residência do país, por isso é um assunto que você deve estar super afiado!

Introdução

A prevenção é uma das bases fundamentais da medicina moderna, e compreender os diferentes níveis de prevenção em saúde é essencial para um cuidado mais abrangente e eficiente.

Os níveis de prevenção são classificados a partir de como e quando agem na história natural da doença.

Tipos de prevenção

Primária

O primeiro nível de prevenção em saúde é a prevenção primária, que busca evitar o desenvolvimento de doenças em indivíduos saudáveis.

As ações deste nível refere-se a atividades de prevenção da doença, como:

  • Promoção da Saúde: Ex. campanhas educativas, incentivo à prática de exercícios.
  • Proteção específica: Ex. Vacinação.

Secundária

O segundo nível de prevenção foca na identificação precoce de doenças em estágios iniciais, possibilitando tratamento imediato e efetivo.

O rastreamento de doenças é o principal exemplo desse tipo de prevenção.

Terciária

O terceiro nível de prevenção concentra-se na redução de complicações e reabilitação após a doença já ter se estabelecido.

A prevenção terciária é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e diminuir o impacto da doença em sua rotina, como exemplo temos a reabilitação cardíaca após um IAM, uso de AAS após evento cardiovascular, entre outros.

Quaternária

O quarto nível de prevenção refere-se ao princípio de “não causar dano” (Primum non nocere), as ações referentes a este nível ocorre geralmente em doenças já em estado avançado, e busca-se evitar iatrogenias.

Como exemplo, temos:

  • Não indicar cirurgias, exames e procedimentos quando os mesmos não vão trazer benefício no estágio em que o paciente se encontra;
  • Desprescrever medicações;
  • Evitar hipermedicalização do cuidado;

Quinquenária

O mais novo conceito de nível de prevenção é o quinto nível, refere-se ao cuidado com o profissional, objetivando prevenir dano ao paciente.

Refere-se a atividades que busca atuar a nivel do médico, paciente, local de trabalho e administração. O exemplo mais típico é a prevenção do Burnout, em profissionais médicos.

📝 Como é cobrado na prova? (**ENARE 2021) A definição de rastreamento é a realização de aplicação de testes em pessoas assintomáticas com o objetivo de selecionar indivíduos para intervenções cujo beneficio potencial seja maior que o dano potencial. Tendo em mente tal conceito, em qual nível de prevenção podemos inserir o rastreamento?

A. Prevenção primária B. Prevenção secundária C. Prevenção terciária D. Prevenção quaternária E. Em nenhum nível, tendo em vista que o rastreamento é incapaz de produzir redução de morbimortalidade

Gabarito: Letra B.

O método que te aprova

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira abaixo o episódio do nosso podcast papo de aprovado em que nossos coordenadores conversam com quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método:

POSTS RELACIONADOS