21.6 C
São Paulo
segunda-feira, 29 abril
InícioAtualizaçõesAtualizações GOLD 2024: Oxigenoterapia no DPOC

Atualizações GOLD 2024: Oxigenoterapia no DPOC

Oxigenoterapia no DPOC: Diretrizes Atualizadas segundo o GOLD 2024

As atualizações mais recentes do Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD) em 2024 exploram as indicações fundamentais para a oxigenoterapia no manejo da DPOC. Saiba o que mudou com as novas atualizações sobre oxigenoterapia. 

Sumário

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma condição respiratória progressiva que demanda abordagens terapêuticas precisas.

Por que a oxigenoterapia é crucial na DPOC?

 

A oxigenoterapia desempenha um papel vital no tratamento da DPOC, proporcionando benefícios significativos para os pacientes. Por outro lado, a falta de oxigênio pode levar a complicações sérias. Logo, a terapia com oxigênio visa melhorar a oxigenação, aliviar sintomas, melhorar a qualidade de vida e aumenta a sobrevida dos pacientes em uso.

Indicações de oxigenoterapia segundo o GOLD 2024:

 

Quanto a critérios de gasometria arterial, a indicação primária de oxigenoterapia baseia-se em critérios de gasometria arterial. Sendo assim, pacientes com PaO2 (pressão arterial de oxigênio) ≤ 55 mmHg ou saturação de oxigênio (SaO2) inferior a 88% em repouso são candidatos à terapia com oxigênio.

 

Além disso, indica-se a oxigenoterapia na presença de SatO2 ≤ 88% associada a policitemia (Ht >55%). Por fim, a oxigenoterapia domiciliar na DPOC também está indicada na presença de hipertensão pulmonar com sinais de cor pulmonale (edema de membros inferiores, hepatomegalia, turgência jugular).

Como deve ser utilizado? Uso mínimo por 15 horas/dia, com titulação adequada e baixos fluxos, para evitar insuficiência respiratória hipercápnica (manter SpO2 ≥ 90%).

Vantagens da oxigenoterapia adequada:

 

A primeira vantagem trata-se do alívio de sintomas. Dessa forma, a administração adequada de oxigênio pode aliviar dispneia, fadiga e outros sintomas associados à DPOC, proporcionando conforto aos pacientes.

 

Em segundo lugar, a oxigenoterapia contribui para uma melhor qualidade de vida, permitindo que os pacientes realizem atividades diárias com mais facilidade e participem de forma mais ativa em suas vidas. Ademais, ao manter níveis adequados de oxigênio no sangue, a terapia com oxigênio pode prevenir complicações graves, como insuficiência cardíaca e danos aos órgãos.

Abordagem personalizada para melhores resultados

 

A indicação de oxigenoterapia no DPOC, de acordo com as diretrizes atualizadas do GOLD 2024, destaca a importância de uma abordagem personalizada e baseada em evidências. Profissionais de saúde devem considerar cuidadosamente os critérios de gasometria arterial, monitorar regularmente os pacientes e ajustar a terapia conforme necessário. Ao seguir estas diretrizes, estamos mais próximos de otimizar o tratamento da DPOC e proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes.

oxigenoterapia no dpoc prova de residência

O método da sua aprovação

 

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira o relato de quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método: 

POSTS RELACIONADOS