25.5 C
São Paulo
segunda-feira, 29 abril
InícioAtualizaçõesApendicite Aguda: Confira as atualizações

Apendicite Aguda: Confira as atualizações

atualizações apendicite aguda

Entenda as evidências chaves e considerações importantes associadas ao manejo não operacional da apendicite aguda.

Sumário

As últimas novidades sobre o tratamento não cirúrgico da apendicite aguda tem sido uma abordagem que está ganhando destaque e oferecendo opções inovadoras para pacientes.

 

Apendicectomia: uma mudança de paradigma

 

Por mais de um século, a apendicectomia foi o pilar do tratamento para apendicite aguda. No entanto, evidências recentes indicam que, em muitos casos, a terapia antibiótica pode ser tão eficaz quanto a cirurgia para apendicite não perfurada em pacientes saudáveis. Portanto, vamos aprofundar as principais descobertas e insights sobre essa abordagem inovadora.

Apendicite não perfurada: o ponto de partida

 

A apendicite não perfurada, também conhecida como simples ou não complicada, refere-se a casos sem sinais de perfuração clínica ou radiográfica. Sendo assim, aproximadamente 80% dos casos de apendicite se enquadram nessa categoria, proporcionando uma oportunidade para abordagens não operacionais.

 

Gestão clínica da apendicite aguda

 

O tratamento não cirúrgico destaca-se por oferecer benefícios como recuperação rápida e redução do tempo afastado do trabalho. Contudo, os pacientes devem estar cientes das incertezas associadas, como a possibilidade de recorrência da doença ou a presença de neoplasias ocultas. Por isso, a seguir vamos explorar as principais evidências fornecidas por estudos como o APPAC e o CODA.

Resultados estatísticos

 

Aproximadamente 90% dos pacientes respondem bem ao tratamento com antibióticos, evitando a necessidade de cirurgia durante a admissão inicial. Dessa forma, os outros 10% que não respondem podem precisar de uma apendicectomia de resgate. A presença de um apendicolito aumenta o risco de apendicectomia em 30 dias após o início dos antibióticos.

 

Candidatos adequados

 

O manejo não operacional é apropriado para pacientes com diagnóstico clínico de apendicite localizada, sem sinais de peritonite difusa ou complicações evidentes nas imagens.

 

Contraindicações

 

Existem contraindicações relativas e absolutas. Em gestantes, imunossuprimidos, portadores de doença inflamatória intestinal e pacientes com peritonite difusa, instabilidade hemodinâmica e sepse, o manejo clínico não está indicado.

 

Contraindicações no manejo clínico da apendicite aguda

 

Contraindicação relativa: Presença de apendicolitos e em pacientes > 40 anos de idade, apresentam uma resposta retardada ao antibiótico e maior risco de recorrência e complicação.

 

Contraindicação absoluta: Gestantes, imunossuprimidos, portadores de doença inflamatória intestinal, presença de peritonite difusa, instabilidade hemodinâmica e sepse.

Benefícios e riscos

 

Os pacientes tratados com antibióticos experimentam benefícios, incluindo redução da contagem de glóbulos brancos, prevenção de peritonite e redução de sintomas. Em comparação com a apendicectomia inicial, apresentam escores de dor mais baixos, requerem menos opioides e têm menos dias de trabalho perdidos.

 

No entanto, 15-49% dos pacientes que optam pelo tratamento não cirúrgico podem desenvolver sintomas recorrentes, levando a visitas adicionais ao pronto-socorro ou hospitalizações não planejadas após a apendicectomia inicial.

Conclusão

O tratamento clínico da apendicite aguda está ganhando destaque, oferecendo uma alternativa eficaz à apendicectomia em casos não perfurados. Compreender os benefícios, riscos e critérios de seleção é fundamental para tomar decisões informadas sobre o melhor curso de tratamento para cada paciente.

Observe abaixo o fluxograma do tratamento e a tabela que traz de forma resumida as principais evidências sobre o manejo clínico da apendicite aguda.

fluxograma apendicite aguda Fonte: UpToDate, 2024. como apendicite aguda é cobrada na prova de residência

O método da sua aprovação

 

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira o relato de quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método: 

POSTS RELACIONADOS