30.1 C
São Paulo
segunda-feira, 29 abril
InícioClínica MédicaIntoxicação por mercúrio: tudo o que você precisa saber para preventiva

Intoxicação por mercúrio: tudo o que você precisa saber para preventiva

intoxicação por mercurio

Saiba os tipos de intoxicação por mercúrio e como se prevenir.

Sumário

A intoxicação por mercúrio é uma questão antiga, frequentemente associada a distúrbios crônicos relacionados a práticas laborais sem proteções adequadas. Este artigo abordará detalhadamente os aspectos fundamentais da contaminação e infecção por mercúrio, um tema de grande relevância nas provas de residência médica.

O que é mercúrio?

 

O mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente que apresenta uma baixa pressão de vapor, o que permite a rápida geração de vapores tóxicos com pequenas variações no ambiente ou durante a manipulação. Embora avanços tecnológicos e preocupações ambientais tenham levado à redução do uso de mercúrio, ainda é empregado em setores como mineração, resultando em contaminação ambiental significativa.

Tipos de Exposição

Mercúrio elementar

Via de absorção: Respiratória (vapores de mercúrio).

 

Intoxicação Aguda: Dispneia, Tosse, Náuseas e Vômitos, Cefaleia, Visão Turva, Gosto metálico na boca.

 

Intoxicação Crônica– Mercurialismo ou Hidrargirismo, que configura como um quadro neuropsiquiátrico, apresentando uma **Tríade mercurial (**Gengivite, Eretismo psíquico- irritabilidade + hiperecitabilidade e Tremores), é um quadro típico de garimpeiros.

Compostos orgânicos

 

Via de absorção: gastrintestinal, geralmente ocorre por consumo de peixes que viviam em águas contaminadas da mineração.

 

O Metilmercúrio (composto orgânico) é a forma mais tóxica do mercúrio, incorporado na cadeia de carbono ele passa a entrar na cadeia alimentar, e se acumulando através da bioacumulação ou magnificção trófica. No corpo humano, por ser muito lipofílic, possu ampla distribuição e capacidade de atravessar a BHE e a barreira placentária, e se acumular no SNC.

 

Intoxicação: As manifestações clínicas a partir deste tipo de contaminação envolve alterações psiquiátricas (hiperecitabilidade, irritabilidade, depressão, ansiedade), neurológicas (alteração de marcha, sensibilidade e coordenação), cognitivas (perda de memória e dificuldade de aprendizagem), alterações visuais ou auditivas.

👁️‍🗨️ FIQUE DE OLHO. Recentemente esse tema tomou maior relevância após um problema de saúde pública na Tribo Yanomami que fica entre Roraima e Amazonas em que foram identificados vários casos, inclusive de crianças, apresentando sintomas clínicos compatíveis com a intoxicação de mercúrio, como fruto do garimpo ilegal contaminando os rios locais.

Sais de mercúrio

 

Via de absorção: Gastrintestinal (consumo direto de substâncias contendo sais de mercúrio).

 

Intoxicação aguda: Aspecto cinza escuro na boca e laringe, dor abdominal aguda, náuseas e hematêmese, queixa de queimação/ardência no sistema digestivo e nefrotoxicidade.

 

Intoxicação crônica: envolve alterações psiquiátricas (hiperecitabilidade, irritabilidade, depressão, ansiedade), gengivite, estomatite, hiper-salivação e síndrome nefrótica.

Como é cobrado na prova? INTO- RJ (2019) A intoxicação por mercúrio está relacionada a qual atividade profissional? A- Siderurgia B- Mineração C- Fabricação e reforma de baterias D- Refino de petróleo E- Soldagem de aço inoxidável Resposta: Letra B

Manejo

 

O manejo eficaz da intoxicação por mercúrio envolve a prevenção da contaminação, a interrupção da exposição e o tratamento durante a fase aguda. Estratégias incluem:

  • Prevenção: Redução do uso de mercúrio, especialmente em práticas industriais.
  • A lavagem gastrintestinal está contraindicada se a substância ingerida foi o cloreto de mercúrio.
  • O Quelante é utilizado em quadros agudos, que podem ser diagnosticados a partir da dosagem de mercúrio na urina de 24h, um valor ≥ 100 mcg/L em que ocorreu ou pela forma elementar ou inorgânica. Pode-se indicar o uso de:
  • Antilevisita britânico ou Dimercaprol: 2,5 a 5 mg/kg de 2 a 1o dias;
  • D-penicilamina 250 mg 6/6h

⚠️ LEMBRE-SE: Em todo caso de suspeita de intoxicação de mercúrio deve-se realizar a notificação compulsória e semanal, por intoxicação exógena

Intoxicação de crianças

 

Ingestão de pilhas e baterias é a principal forma de contaminação de mercúrio por crianças e apresenta os mesmos sintomas apresentados acima.

intoxicação por mercúrio: Ingestão de pilhas e baterias é a principal forma de contaminação de mercúrio por crianças e apresenta os mesmos sintomas apresentados acima.

Fonte: Ministério da Saúde 2023, disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2023/boletim-epidemiologico-volume-54-no-02/view

Paciente AMS, 54 anos, casado, pardo, natural de Minas Gerais, reside em São Paulo há 20 anos, está em acompanhamento no serviço ambulatorial. Trabalhou 14 anos como operador de produção de indústria de lâmpadas fluorescentes, exercendo a função de operador de máquinas. Em 2002 começou a apresentar sintomas de fraqueza, cansaço, dor muscular generalizada, mudança de comportamento, nervosismo intenso, insônia, sintomas de depressão, distúrbio de memória, cefaléia, tremores nas mãos, desmaios e alucinações visuais. Refere que já perdeu vários dentes, tinha sangramento gengival intenso e sente gosto metálico na boca. O caso corresponde a um quadro de intoxicação por:

O método da sua aprovação !

Você quer garantir sua aprovação ainda este ano? Então conheça o Grupo Medcof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país.

POSTS RELACIONADOS